sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fala-se espanhol no Brasil! Desistam de mudar esse conceito!

Bom... para os brasileiros que moram fora da terrinha, essa saga é bem conhecida!
Ninguém tem obrigaçao de conhecer a cultura de outros paises, mas chega uma hora que cansa responder ``Hola, que tal!``
Aqui em Montreal, onde encontramos um canadense a cada 10 imigrantes, vemos uma mistura de raças magnifica! Ouvimos varios idiomas num mesmo lugar ao mesmo tempo e isso é surreal!
Mas enfim...
Quando nossa rede de amigos e colegas de trabalho estrangeiros vai aumentando, temos a possibilidade de explicar mais sobre a nossa cultura, dividir nossos conhecimentos e assim, ir desmistificando certas coisas... mas até la leva tempo e muita paciencia!
Hoje por exemplo eu participei de uma apresentaçao de uma colega naturopata québécoise, um poço de sabedoria! A sala estava abarrotada de senhorinhas québécoises e algumas imigrantes também, a espera de mais uma aula.
E hoje o tema foi: plantas medicinais da America do Sul.
=O
Pensem se eu, como brasileira e terapeuta natural, se fiquei POUCO desesperada para assistir a aula!!!!
Repetindo, a minha colega naturopata é uma profissional riquissima em conhecimentos, mas sabendo que eu fazia parte da plateia, fez questao que eu a ajudasse nas informaçoes.
Bom, nao vou repetir toda a apresentaçao aqui, mas o que me impressionou foi como as pessoas AMAM o Brasil sem conhecerem quase nada sobre nosso paìs (alem de samba e carnaval!) sao super interessadas sobre tudo que vem da terra tropical!
Aqui temos de tudo, mas sentimos muita falta dos alimentos naturais que temos no Brasil, e aqui as pessoas sao de verdade obcecadas pela natureza, pela medicina natural e conhecimentos naturopaticos vindos do nosso paìs!
Fiquei muito feliz em saber que além da baboseira do carnaval, das mulheres nuas, o Brasil exporta e MUITO bem a sabedoria da nossa natureza, dos indios e da nossa riqueza alimentar!
Ok que foi bem dificil explicar que no Brasil falasse PORTUGUÊS, e por esse motivo eu tive MUITA dificuldade em compreender de quais plantas e alimentos a naturopata falava, afinal, eram nomes indigenas ou em espanhol!!! Mas no fim tudo deu certo!!!! As pessoas também nao fazem ideia de que no Sul do Brasil se toma o chimarrao - que fez parte da apresentaçao! -  e em SP tomamos o cha mate gelado, ou misturado com tudo no famoso Rei do Mate (aaaaaah que vontade de um mate suiço ahahahaha).
Dificil também explicar que nossa Amazonia esta sendo explorada mas nao somente pela industria farmaceutica do Brasil, mas principalmente por estrangeiros.... enfim....
Foram muitos os temas abordados, e acredito que ao menos um pouquinho eu pude desmistificar e esclarecer sobre nosso Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá, dê seu pitaco!