quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Salon d`emploi MTL --> by Drika

Olá pessoas!

Nesse post vou contar como foi a minha experiência hoje no salão de emprego aqui em Montréal.

Antes de mais nada quero deixar bem claro que foi a MINHA experiência, na minha profissão....

Aqui em Montréal acontecem muitos eventos como esse, as empresas montam seus estandes em buscas de profissonais. Existem os salões para profissões específicas, e outros para vários tipos de trabalho.

Como sou pedagoga, e a Comissão Escolar estava lá em busca de "Éducatrices", achei uma boa oportunidade.

Eu posso trabalhar como éducatrice, pois como eu já soube através da palestra na própria Comissão Escolar, meu diploma brasileiro de pedagoga me permite trabalhar em Garderies (creches) como professora de educação infantil. Estou aguardando a conclusão da avaliação dos meus diplomas para dar entrada na equivalência dos meus estudos e começar a trilhar o caminho do "Brevet" para lecionar no primário.

Enfim...

Chegando no estande da comissão escolar, foi só o tempo de mostrar o envelope com meu CV e fui recepcionada com uma feição bem estranha! A pessoa que me recepcionou me disse antes de ler meu CV que se meu diploma não era daqui que eu não poderia trabalhar para a comissão escolar, que não são esses profissionais que eles buscam. Eu respirei, prestei bem atenção no meu francês rs e disse que estava aguardando a minha avaliação ficar pronta para dar entrada na equivalência... Então ela respondeu: "preciso ser bem sincera com você, depois que você terminar a sua equivalência completa você pode preencher o formulário, entrar no site e nos procurar novamente, mas só com seus diplomas brasileiros você não pode trabalhar conosco".

Ok!!

E foi essa a minha experiência!

Uma coisa boa dos québecois é que eles são bem diretos. Se é sim é sim, se é não é não, eles não enrolam para falar com sorriso no rosto, como nós brasileiros estamos acostumados a fazer, e provavelmente por esse motivo eu tenha ficado um pouco chateada e decepcionada, não é a recepção que estamos acostumados a receber.

Não, não é o fim da linha, claro! Mas cada experiência serve para refletirmos... se é o caminho certo, se devemos insistir em nossa profissão ou mudar a rota... precisamos ter a cabeça aberta, isso é fato! Não podemos tropeçar no obstáculo e ficar no chão, precisamos nos equilibrar novamente e seguir em frente, mas esse momento de nos equilibrarmos é ESSENCIAL, todos nós quando chegamos aqui nos sentimos pressionados por N motivos, afinal, deixamos nossa VIDA toda no Brasil, começamos do zero literalmente, e por esse motivo precisamos parar, respirar, pensar, pensar e agir com segurança, sair atropelando tudo só vai te levar devolta a estaca zero. Isso foi o que a minha amiga Nani disse hoje e ela tem toda a razão, a Anabel me disse outra coisa que também me fez pensar... nós escolhemos nossa profissão por gostarmos do trabalho, eu por exemplo AMO a profissão que escolhi, mas eu atuava assim no Brasil.... aqui no Canadá estamos recomeçando... pode ser que eu precise abrir meus horizontes, optar por algo que eu não ame tanto...... Mas vai meter isso na cabeça de uma aquariana com ascendente em libra e lua em gêmeos rsrsrs, ar + ar + ar = EU! É difícil quando seu parâmetro é o melhor emprego do mundo, o que você amava fazer.... eu sei que preciso agir com a razão e não com o coração, mas não é tão fácil na prática!

Mas vamos lá! A luta continua.... também sou terapeuta, quero muito trabalhar aqui com terapias naturais, quero trabalhar nas garderies para conhecer o dia a dia dos pequeninos canadenses, quero fazer trabalho voluntário com os animais nos abrigos, mas nesse momento, nesse exato momento que passo quase 8 horas do meu dia aprendendo francês preciso parar, respirar e escolher UMA só direção.... o foco agora é trabalhar, não importa em qual das minhas áreas, e depois, aos poucos, com o tempo eu vou conhecendo melhor o mercado de trabalho québecois, afinal, faz só 5 meses que chegamos! Não dá pra saber tudo ainda!

Gostaria muuuuuuito de ler a opinião das minhas amigas educadoras que estão aqui, Denise e Mirian, se puderem, dividam aqui vossas experiências, expectativas e o que mais acharem necessário!

Aguardo comentários de todos vocês! Muita gente vem me falar pessoalmente ou por email o que achou sobre o post, mas adoraria que vocês escrevessem aqui para compartilhar com todos!!!

Aguardo também a experiência do sr Lelê no salão, em breve aqui no blog!

3 comentários:

  1. Querida... ao contrário de você, já estou cansada e decepcionada com esta área (aki neste Brasilzão obviamente) e todos os dias peço a Deus uma oportunidade de mudança, uma luz, um insight para mudar a direção... pois acho quase insuportável as mazelas e frustrações pelas quais passa o professor no sistema educacional daki... mas acho que de qualquer forma, nada nada nada é definitivo e como você mesma disse, são apenas 5 meses, vc já tem sua documentação encaminhada e nestes dias o que a vida te pede é para esperar um pouco. Agora... se é possível tentar coisas novas, porque não? Vida nova, casa nova, idioma novo... espero que Deus te reserve o melhor e te dê a cada dia o folego e a criatividade necessários para prosseguir e ser feliz. Essa é a meta....

    bjssssss...
    torcendo por vcs

    And

    ResponderExcluir
  2. Adriana significa que tem grandes chances de triunfar na vida e mostra interesses sobre os mais variados assuntos...portanto...se escolher a área de educação,será bem sucedida!Como já é...mas,se não gostar do jeito ou da sua área por aqui,vc tem grandes possibilidades e chances de mudar de ares e profissão.Mulher que é guerreira,determinada,nunca ,jamais fica sem fazer nada,esta é vc!!!Drika,tá indo no caminho certo,don t stop..let s go my friend!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Drika, demorei, mas cheguei.

    Achei estranho terem falado com vc assim, pq vc tinha recebido informaçãoes diferentes qdo foi na palestra do MICC, né?

    Bom, eu sou a favor de sempre TENTAR pq o não vc já tem. Nunca na minha vida eu iria imaginar que eles contratam mestrandos para dar aula na graduação, e no entanto, cá estou!

    Enfim, em cada lugar que eu vou recebo uma informação diferente. Já sei que precisa ter a permis d'enseignement, mas tb já sei que existem mil caminhos para conseguí-la, com esforço, cara de pau e sorte tb, claro.

    Eu tb me sinto perdida às vezes, mas vou indo pra onde eu achar que dá futuro.

    Vou fazer o que estiver ao meu alcance pra não precisar fazer outra faculdade do zero (como me disseram). Apesar de gostar de estudar, quero estudar algo que me acrescente, não quero perder tempo.

    Cada dia os critérios mudam, se eles precisam de mais professores, dá-se um jeito, e não é o país de onde veio seu diploma que vai te impedir de trabalhar.

    Boa sorte!

    Bjs ;)

    ResponderExcluir

Vamos lá, dê seu pitaco!